Há muitas edições atualizadas de autos desde Gil Vicente a Ariano Suassuna, a herança ibérica veio para o Brasil ainda no século XVI consoante todo processo de colonização. As peças de autos vindas de Portugal trouxeram inspiração para as obras feitas aqui. Contudo, houve a necessidade de reinventar o gênero para suprir a necessidade de sentidos para a identidade brasileira. A intenção “pedagogizante” das peças acompanhou nossos tempos e nossa cultura. O teatro vivo e de natureza oral e marginal incorporou as cantigas de roda, o coco, o martelo e outras cantigas populares e elementos da memória ancestral e oral. Toda essa argamassa contida nas peças, que mais tarde foram roteirizadas e levadas para telas de televisão e de cinema, falaremos em nossa jornada cultural. Mostrarei a evolução dos papéis das mulheres, deixaram de ser passivas, bruxas, desordeiras para ocuparem papeis centrais e comicidades complexas.
Meu compromisso é dar dicas e técnicas do teatro moderno com fundamentos teóricos do distanciamento brechtiano.
O curso completo é dividido em 10 módulos.